Início Índice Geral Novidades Índice de Imagens Copyright

O Hubble Descobre Ozono na Lua de Júpiter Ganímedes
Cortesia do Instituto Científico do Telescópio Espacial

O ozono, que protege a vida na Terra das radiações nocivas, é constantemente criado a meio milhão de milhas de distância, no maior satélitede Júpiter's, Ganímedes. O Hubble descobriu sinais do espectro do ozono durante as observações de Ganímedes efectuadas por Keith Nolle colegas no Instituto Científico do Telescópio Espacial em Baltimore,Maryland, EUA. A quantidade de ozono detectado em Ganímedes é pequena de acordo com o habitual na Terra. O total é apenas uma pequena fracção (entre1 e 10 por cento) da quantidade de ozono destruída em cada inverno noburaco do ozono na Antártida (um local na Terra em que os níveis de ozono caem sazonalmente para níveis extremamente baixos).

Ao contrário da produção de ozono na atmosfera terrestre, o ozono em Ganímedes é produzido por partículas carregadas atraídas pelo potente campo magnético de Júpiter (semelhante às cinturas de radiações de Van Allen na Terra). A rotação de 9 horas e 59 minutos de Júpiter varre a uma velocidade tremenda estas partículas, que são atraídas pelo movimento mais lente de Ganímedes, provocando uma chuvana superfície. As partículas carregadas penetram na superfície gelada onde quebram as moléculas de água, mas os passos exactos até à produção de ozono não são ainda totalmente conhecidos, de acordo com Noll.

Apesar de não ter sido ainda detectada atmosfera em Ganímedes, "a evidência de toda esta química de oxigénio que se processa na superfície gelada é uma evidência forte que Ganímedes também tem uma atmosfera ténue de oxigénio," disse Noll. No início deste ano, o Hubble detectou uma fina atmosfera de oxigénio na lua joviana Europa.

Ganímedes, a maior lua de Júpiter (5,262 quilómetros ou 3,280 milhas dediâmetro; 1 vez e meia maior do que a Lua da Terra),parece ser composta por rocha e gelo entre os quais está uma camada de água/gelo e um núcleo de rocha.

O Instituto Científico do Telescópio Espacial é operado pela Associação de Universidades para Pesquisa em Astronomia, Inc. (AURA) para a NASA, sob contrato com o Centro de Vôo Espacial Goddard, Greenbelt, Maryland, EUA.O Telescópio Espacial Hubble é um projecto de cooperação internacional entre a NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA).

 

CONTACTO:  Ray Villard                       PUBLICADO: 10 de Outubro de 1995
            Space Telescope Science Institute
                                 (Telf: 410-338-4514)           Keith Noll           
Space Telescope Science Institute, Baltimore, MD           
(Telf: 410-338-1828)                                         PUBLICAÇÃO No.: STScI-PR95-36

 

HOME Ganímedes HOST

 

Calvin J. Hamilton
Traduzido para português por Fernando Dias, e-mail: vss@netcabo.pt.