Umbriel é o satélite mais escuro de Úrano. Tem aproximadamente a mesma dimensão de Ariel e tem aproximadamente a mesma densidade. A superfície parece ser antiga com grandes crateras e não altera muito de um lugar para outro. Perto do topo está um estranho anel brilhante chamado cheerio fluorescente. É provavelmente o solo de uma cratera.
Vistas de Umbriel |
---|
Umbriel
A superfície de Umbriel parece ser antiga com grandes crateras e não altera muito de um lugar para outro. Perto do topo está um estranho anel brilhante denominado cheerio fluorescente. É provavelmente o solo de uma cratera.
(Crédito: Calvin J. Hamilton)
Hemisfério Sul de Umbriel
Esta imagem é uma projecção estereográfica do hemisfério sul de Umbriel. Zero graus de longitude é para cima.
(Cortesia A. Tayfun Oner)
Mapa Albedo de Umbriel
Esta imagem é uma adaptação de uma figura de um artigo de Paul Helfenstein, Peter C.Thomas e Joseph Veverka publicada no número de 23 de Março de 1989 da revista Nature. A imagem colorida é um mapa albedo de Umbriel depois de terem sido feitas correcções às sombras e melhorado o contraste. As regiões escuras são representadas em vermelho e as regiões claras são representadas em azul. As duas regiões brancas representam matéria brilhante ejectada de duas crateras recentes. Neste artigo os autores sugerem que as regiões escuras são o resultado de uma renovação da superfície originada de material escuro do interior de Umbriel, no início da sua história. Encontra-se vulcanismo de gelo semelhante em Miranda,Ariel e possivelmente em Oberon.Eles também afirmaram que os dados limitados sugerem que as regiões mais escuras são também de altitude mais baixa.
(Cortesia A.Tayfun Oner)