Oberon é uma lua de Úrano que é caracterizada por uma superfície antiga, com muitas crateras e gelada. A superfície mostra pouca evidência de actividade interna para além de alguma matéria escura desconhecida que aparentemente cobre o solo de muitas crateras. A imagem acima mostra diversas crateras de impacto grandes próximo do centro da imagem. No limbo, uma montanha alta eleva-se a 6 quilómetros (4 milhas) acima da superfície que a rodeia. Há raios brilhantes semelhantes aos vistos na lua de Júpiter, Calisto.
Vistas de Oberon |
---|
Oberon
Esta vista de Oberon mostra várias crateras de impacto grandes próximo do centro da figura. O solo de muitas das crateras está coberto por matéria escura desconhecida. No limbo em baixo à esquerda, uma montanha alta eleva-se a 6 quilómetros (4 milhas) acima da superfície que a rodeia. Vêem-se raios brilhantes semelhantes aos vistos na lua de Júpiter, Calisto, na superfície de Oberon.
(Crédito Calvin J. Hamilton)
Mapa Polar Estereográfico de Oberon
Esta imagem é um mapa polar estereográfico de Oberon. A longitude 0° é no cimo do mapa.
(Cortesia A. Tayfun Oner)
Mapa Cilíndrico de Oberon
Esta imagem de Oberon é um mapa cilíndrico com os nomes das formações. Foi criado a partir de imagens obtidas pela nave espacial Voyager 2.
(Cortesia A. Tayfun Oner)
Imagem Colorida de Oberon
Esta imagem é uma vista reprojectada de Oberon utilizando o mapa acima.
(Cortesia A. Tayfun Oner)