Início Índice Geral Novidades Índice de Imagens Copyright

Mariners 6 & 7 para Marte

Cortesia do Laboratório de Propulsão a Jacto e do Centro Nacional de Dados Científicos Espaciais da NASA



 

As Mariner 6 e 7 foram criadas para voar sobre o equador e o hemisfério sul do planeta Marte. Ambas as naves espaciais foram estabilizadas em três eixos (referenciados ao Sol e à estrela Canopus). Eram alimentados a energia solar e capazes de transmissão contínua de telemetria. Eram de operação totalmente automática, mas podiam ser reprogramados deTerra durante a missão. As naves espaciais eram orientadas inteiramente para aquisição de dados planetários, e não foram obtidas informações durante a viagem para Marte ou para lá de Marte.

A Mariner 6 foi lançada em 24 de Fevereiro de 1969, seguida pela Mariner 7 em 27 de Março desse ano. Cem milhões de quilómetros (62 milhões de milhas) depois, a Mariner 6 encontrou Marte em 31 de Julho de 1969; a Mariner 7 atingiu o planeta quatro dias depois em 4 de Agosto de 1969.

As duas naves espaciais transmitiram para Terra um total combinado de 143 imagens da aproximação do planeta e 55 imagens de perto. A maior aproximação de Marte para ambas as naves espaciais foi aproximadamente a 3,550 quilómetros (2,200 milhas) acima da superfície do planeta. O par de naves espaciais estudaram a atmosfera marciana e criaram o perfil da sua composição química. Câmaras de televisão mostraram Fobos, a interior e maior das duas pequenas luas de Marte e fotografaram as calotes polares norte e sul. Formações geológicas -- incluindo desertos com crateras, enormes regiões de impacto com terraços concêntricos, cordilheiras colapsadas e depressões sem crateras -- estavam entre as muitas revelações das Mariner.

Vistas de Mariner 6 & 7

Mariner 6 & 7
A missão de 1969 a Marte foi conduzida com as Mariner 6 e 7, com desenhos em continuação das Mariner anteriores. Cada nave espacial pesava 413 quilogramas (910 libras) e media 3.35 metros (11 pés) da plataforma de pesquisa até ao topo da antena. Os painéis solares tinham uma extensão de 5.8 metros (19 pés). O corpo da nave espacial, de oito lados, continha sete compartimentos electrónicos. Um pequeno motor de foguete, usado para correcções de trajectória, actuava num dos lados. Os aparelhos planetários a bordo da nave espacial eram duas câmaras de televisão, um radiómetro infravermelho, um espectrómetro infravermelho e um espectrómetro ultravioleta. As naves espaciais foram lançadas em Fevereiro e Março de 1969, e passaram por Marte em Julho e Agosto de 1969. (Cortesia NASA)

Vistas de Marte da Mariner 6
Esta superfície com crateras, de Marte, foi fotografada pela câmara de TV de grande angular da Mariner 6 em 30 de Julho de 1969 a uma distância de 3,459 quilómetros (2,150 milhas). A área media 901 quilómetros (560 milhas) por 692 quilómetros (430 milhas) e está localizada a sudeste de Meridiani Sinus cerca de 15 graus abaixo do equador. A grande cratera à direita tem cerca de 257 quilómetros (160 milhas) de diâmetro. (Cortesia NASA)

 

HOME História do Espaço HOST

 

Copyright © 1997-1999 porCalvin J. Hamilton. Todos os direitos reservados.
Traduzido para português por Fernando Dias, e-mail: vss@netcabo.pt.