Jano é o sexto satélite conhecido de Saturno. Foi descoberto por Audouin Dollfus em 1966 e recebeu o nome do deus das portas e das entradas. É representado por duas faces viradas para direcções opostas. Jano tem uma forma irregular com 196 por 192 por 150 quilómetros (122 por 119 por 93 milhas) de diâmetro. Está intensamente crivado de crateras, tendo algumas 30 quilómetros (19 milhas) de diâmetro. O tipo de crateras mais vulgar indica que a superfície deve ter vários biliões de anos de idade. Prometeu parece ter menos crateras indicando uma superfície mais recente enquanto Pandora parece ter uma superfície mais velha. Jano tem poucas formações lineares.
Jano e Epimeteu partilham a mesma órbita a 151,472 quilómetros (94,125 milhas) do centro de Saturno ou 91,000 quilómetros (56,547 milhas) acima dos topos das nuvens. Estão separados por apenas cerca de 50 quilómetros (31 milhas). Quando estes dois satélites se aproximam um do outro eles trocam um pequeno momento e alteram as órbitas; o satélite interior torna-se no exterior e o exterior muda para a posição interior. Esta troca ocorre uma vez em cada quatro anos. Jano e Epimeteu podem ter sido formados a partir da quebra de um único satélite-pai, para formar dois satélites co-orbitais. Se foi este o caso, a disrupção pode ter acontecido muito cedo na história do sistema de satélites.
Animações de Jano |
---|
Vistas de Jano |
---|
Jano
Esta imagem de Jano foi obtida pela sonda Voyager 2 em 25 de Agosto de 1981. É a imagem disponível em maior resolução.
(Copyright Calvin J. Hamilton)
Imagem em Cor Falsa de Jano
Esta é uma versão colorida da imagem de alta resolução obtida em
25 de Agosto de 1981 pela nave espacial Voyager 2.
(Copyright Calvin J. Hamilton)
Jano com os Anéis de Saturno por Fundo
Esta foto de Jano em frente dos anéis de Saturno foi obtida pela Voyager 1 em 12 de Novembro de 1981.
(Copyright Calvin J. Hamilton)
Jano
Esta imagem de Jano foi obtida pela sonda Voyager 1 em 12 de Novembro de 1981.
(Copyright Calvin J. Hamilton)
Mapa Cilindrico Simples de Jano
Esta imagem é um mapa cilíndrico simples de Jano centrado a 180 graus de longitude.
Foi construído a partir de imagens de Jano obtidas pelas Voyager 1 e Voyager 2, usando
um modelo de Peter Thomas.
(Cortesia A. Tayfun Oner)
Mapa Topográfico de Jano
Este é um mapa topográfico de Jano. Foi criado baseado no modelo de Phil Stooke. Tal como em todos os mapas, é a interpretação do cartógrafo; nem todas as formações estão necessariamente exactas devido à limitação dos dados disponíveis. Esta interpretação inclui todos os dados disponíveis.
(Cortesia A. Tayfun Oner)
Projecção Conforme de Jano
Esta imagem é um mapa que representa em tons de cinzento o relevo de Jano, o maior satélite co-orbital de Saturno. Tal como em todos os mapas, é a interpretação do cartógrafo; nem todas as formações estão necessariamente exactas devido à limitação dos dados disponíveis. Esta interpretação inclui todos os dados disponíveis. Esta imagem mostra duas vistas diferentes de Jano numa Projecção Monográfica Conforme. Uma vista mostra o lado da frente e a outra o lado de trás.
(Cortesia Phil Stooke/NSSDC/NASA)
Referências |
---|
Stooke, P. J. e Lumsdon, M. P., "The Topography of Janus," (A Topografia de Jano) Earth, Moon and Planets (Terra, Lua e Planetas), 62 (1993), 223-237.
Copyright © 1997-2000 por Calvin J. Hamilton. Todos os direitos reservados. Privacidade.