Início Índice Geral Novidades Índice de Imagens Copyright

Fobos
Marte I


 

Fobos (medo) é uma lua de Marte e recebeu o seu nome de um dos ajudantes do deus romano da guerra, Marte. Fobos é um corpo escuro que parece ser composto à superfície por material do tipo C. É semelhante aos asteróides do tipo C (condritos carbonáceos escuros) que existem na cintura exterior de asteróides. Alguns cientistas especulam que Fobos e a outra lua de Marte, Deimos, são asteróides capturados. No entanto, outros cientistas apontam evidências que contrariam esta teoria. Fobos mostra padrões estriados que são provavelmente fracturas causadas pelos impactos que provocaram as maiores crateras desta lua.

Estatísticas de Fobos
 Descoberto porAsaph Hall 
 Data da descoberta1877 
 Massa (kg)1.08e+16 
 Massa (Terra = 1)1.8072e-09 
 Raio (km)13.5x10.8x9.4 
 Raio (Terra = 1)2.1167e-03 
 Densidade média (gm/cm^3)2.0 
 Distância média a Marte (km)9,380 
 Período de rotação (dias)0.31910 
 Período orbital (dias)0.31910 
 Velocidade média orbital (km/seg)2.14 
 Excentricidade orbital0.01 
 Inclinação orbital (graus)1.0 
 Velocidade de escape (km/seg)0.0103 
 Albedo geométrico visual0.06 
 Magnitude (Vo)11.3 

Animações de Fobos

Vistas de Fobos

Mosaico em Alta Resolução de Fobos
Este mosaico em alta resolução de Fobos foi criado a partir de três imagens da Viking. A cratera visível nesta imagem é a gigante cratera Stickney. Estendem-se desde a cratera os desfiladeiros causados pelo impacto que criou Stickney. (Copyright © 1997 by Calvin J. Hamilton)

Seis Vistas de Fobos
Esta imagem mostra seis diferentes orientações de Fobos. Foram criadas utilizando o modelo de Peter C. Thomas e o mapa de Fobos da USGS. (Cortesia A. Tayfun Oner)

Fobos
Esta imagem foi obtida pela sonda Viking em 1977. Podem-se observar nesta imagem padrões estriados. São provavelmente fracturas causadas pelo impacto da cratera Stickney mostrada abaixo. (Cortesia NASA)

A Cratera Stickney
Uma das características mais surpreendentes de Fobos, além da sua forma irregular, é a cratera gigante Stickney. Por Fobos ter apenas 28 por 20 quilómetros (17 por 12 milhas), a lua esteve prestes a ser destruída pela força do impacto que causou a cratera gigante. Os desfiladeiros que se estendem através da superfície desde a Stickney, parecem ser fracturas superficiais causadas pelo impacto. Perto da cratera, o desfiladeiro mede cerca de 700 metros (2300 pés) de comprimento e 90 metros (295 pés) de profundidade. No entanto, muitos dos desfiladeiros têm comprimento e profundidade na ordem de 100 a 200 metros (328 a 655 pés) e 10 a 20 metros (33 a 65 pés), respectivamente. (Cortesia NASA)

Outra Vista da Cratera Stickney
Esta imagem mostra uma vista ligeiramente diferente da cratera Stickney. É visível uma cratera dentro da cratera Stickney. (Cortesia Calvin J. Hamilton)

Mapa Topográfico de Fobos
Este é um mapa topográfico de Fobos. Foi baseado no modelo criado por Phil Stooke. Tal como em todos os mapas, é a interpretação do cartógrafo; nem todas as características são necessariamente exactas, dada a limitação das informações disponíveis. Esta interpretação utilizou os dados disponíveis tanto quanto possível. (Cortesia A. Tayfun Oner)

Projecção Conforme de Fobos
Esta imagem mostra duas vistas diferentes de Fobos numa Projecção Morfográfica Conforme. Uma vista mostra o lado da frente e a outra o lado de trás. (Cortesia Phil Stooke, NSSDC, e NASA)

 

HOME Marte Deimos HOST

 

Copyright © 1997-1999 por Calvin J. Hamilton. Todos os direitos reservados.

Traduzido para português por Fernando Dias, e-mail: vss@netcabo.pt.