O objectivo do Yohkoh (termo japonês que significa "Raio de Sol") é o estudo das radiações de alta energia das chamas solares (raios X fortes e fracos e neutrões energéticos) tal como estruturas mais calmas e condições anteriores à formação das chamas. A missão é uma sucessora da Hinotori, uma nave espacial japonesa anterior que foi lançada durante a actividade solar máxima em 1981. A Yohkoh foi lançada em 30 de Agosto de 1991.
Yohkoh é um satélite estabilizado com três eixos, do tipo de um observatório numa órbita terrestre quase circular. Transporta quatro instrumentos: dois sistemas de imagem e dois espectrómetros. Os instrumentos de imagem tem campos de vista de quase todo o Sol, para evitar a falha de algumas das chamas do disco visível do Sol. Os físicos solares americanos no Laboratório de Pesquisa Lockheed de Palo Alto colaboram na produção do telescópio de raios X e na análise dos dados.
São acumuladas por dia aproximadamente 50 MB de dados, e guardados num gravador de banda magnética a bordo com 10.5 Mbyte de capacidade. A missão Yohkoh é uma missão cooperativa do Japão, EUA e Inglaterra.