Orbitador do Asteróide da NASA
Cortesia do Centro Nacional de Dados Científicos Espaciais da NASA
Lançado em 17 de Fevereiro de 1996, a missão Encontro com Asteróide Próximo da Terra (Near Earth Asteroid Rendezvous - NEAR) será a primeira das missões de descoberta da NASA, uma série de pequenas naves espaciais desenhadas para demorar, desde o desenvolvimento até ao voo, menos de três anos com um custo inferior a 150 milhões de dolares. A nave espacial será equipada com um espectrómetro de raios-X/gamma, um espectrógrafo de imagem próximo do infravermelho, uma câmara multiespectral equipada com um detector de imagem CCD, um altímetro de laser e um magnetómetro. Será efectuada uma experiência científica de rádio utilizando o sistema de análise do NEAR para estimar o campo gravitacional do asteróide.
O objectivo principal desta missão é o encontro e o posicionamento em órbita à volta do asteróide 433 Eros próximo da Terra em Fevereiro de 1999, e o estudo do asteróide durante aproximadamente um ano. Eros é um asteróide de classe S com cerca de 14 x 14 x 40 quilómetros de dimensão. Serão feitos estudos da dimensão, forma, massa, campo magnético, composição, superfície e estrutura interna do asteróide. O periapsis da órbita descerá até aos 24 quilómetros acima da superfície do asteróide.
O NEAR obteve fotografias do Cometa Hyakutake em Março de 1996. A nave espacial voará a menos de 1200 quilómetros do asteróide de classe C 253 Mathilde em 27 de Junho de 1997. Irá depois passar perto da Terra em 22 de Janeiro de 1998. A nave espacial tem a forma de um prisma octogonal, com aproximadamente 1.7 metros de lado, com quatro painéis solares e uma antena de rádio fixa de 1.5 metros de alto ganho na banda X.