Cortesia do Laboratório de Propulsão a Jacto e do Centro Nacional de Dados Científicos Espaciais da NASA
A nave espacial Mariner 5 foi a quinta de uma série de naves espaciais para a exploração planetária em passagem. A Mariner 5 foi uma nave espacial melhorada de apoio à missão Mariner 4 e foi convertida de uma missão a Marte para uma missão a Vénus. A nave espacial foi estabilizada quando atingiu a altitude máxima, usando como referências o Sol e Canopus. Um computador e um subsistema sequenciador central deram as sequências temporais e serviços de computação para outros subsistemas da nave espacial.
A Mariner 5 foi lançada em 14 de Junho de 1967, e chegou à vizinhança de Vénus em 19 de Outubro de 1967. A nave espacial transportou um complemento de experiências para sondar a atmosfera de Vénus com ondas de rádio, pesquisar o seu brilho na luz ultravioleta, e obter amostras de partículas solares e flutuações de campos magnéticos acima do planeta. A distância mais curta atingida no voo foi de 3,990 quilómetros (2,480 milhas) e, com instrumentos mais sensíveis do que o seu predecessor, a Mariner 5 foi capaz de dar nova luz ao planeta quente e coberto de nuvens e às condições no espaço interplanetário. A nave espacial também ajudou a avançar as técnicas de construção e operação das naves espaciais interplanetárias, tal como cada Mariner antes dela. Todas as operações da Mariner 5 terminaram em Novembro de 1967.
Vistas da Mariner 5 |
---|
Mariner 5
A nave espacial Mariner 5 foi lançada em 14 de Junho de 1967, e passou por Vénus em 19 de Outubro do mesmo ano a uma distância de 4,000 quilómetros (2,480 milhas).
(Cortesia NASA/JPL)
Vistas do Sistema Solar Copyright © 1997-1999 por