Início Índice Geral Novidades Índice de Imagens Copyright

Luna 9

Cortesia do Centro Nacional de Dados Científicos e Espaciais da NASA

 

Data/Hora de Lançamento: 1966-01-31 às 11:45:00 UTC
Local/País de Lançamento: Tyuratam (Cosmódromo de Baikonur), U.R.S.S.
Veículo de Lançamento: SS-6 Modificado (Sapwood) com Andar Superior de Segunda Geração + Andar de Escape
Massa em órbita: 1,580.00 kg. (3,476 lb.)

Descrição

A nave espacial Luna 9 foi a primeira a conseguir efectuar um poiso suave e a transmitir informações fotográficas para Terra. A estação lunar automática que conseguiu poisar num modo suave pesava 99 quilogramas (218 libras). Era um contentor hermeticamente selado com equipamento rádio, um dispositivo de temporização programável, sistemas de controlo do aquecimento, aparelhos científicos, fontes de energia e um sistema de televisão. O módulo Luna 9 foi levado para órbita terrestre por um veículo A-2-E e depois enviado na direcção da Lua pelo quarto andar de um foguetão que se separou do módulo. O aparelho de voo separou-se do módulo pouco depois do Luna 9 alunar.

Depois de alunar no Oceano das Tempestades em 3 de Fevereiro de 1966, as quatro "pétalas" que formam a nave espacial abriram-se e estabilizaram a nave espacial na superfície lunar. Antenas controladas por molas assumiram posições de operação, e o sistema de rotação de câmaras de televisão, que se orienta rodando e inclinando, iniciou uma pesquisa fotográfica pelo ambiente lunar. Sete sessões de rádio, totalizando 8 horas e 5 minutos, foram transmitidas tal como três séries de imagens de TV. Quando juntas, as fotografias mostraram uma vista panorâmica da superfície lunar vizinha. As figuras incluíam vistas das rochas próximas e o horizonte até 1.4 quilómetros (0.9 milhas) de distância.

O objectivo desta experiência foi a obtenção de informações sobre as características da superfície lunar. Estas características incluem a quantidade de crateras, a sua estrutura e dimensão, a quantidade, distribuição e dimensões da matéria expelida dos vulcões, propriedades mecânicas da superfície, tal como resistência, coesividade, compactação, etc. Também estava nos objectivos destas fotografias a determinação e o reconhecimento dos processos que produziram as formações da superfície lunar.

 

HOME História do Espaço HOST

 

Vistas do Sistema Solar Copyright © 1997-1999 por Calvin J. Hamilton. Todos os direitos reservados.
Traduzido para português por Fernando Dias, e-mail: vss@netcabo.pt.