Início Índice Geral Novidades Índice de Imagens Copyright

Guia do Educador Sobre as Fases da Lua

Cortesia do Jet Propulsion Laboratory

 

Mais Fácil Fazer do que Dizer

As fases da Lua estão no topo da lista dos factos que os estudantes menos entendem. Muitos professores têm problemas ao tentar explicar aos jovens as fases da Lua, e a evidência mostra que muitos passam um mau bocado com os conceitos. Os problemas começam imediatamente quando o professor usa um lápis de giz claro num quadro escuro. Está ele ou ela a fazer o desenho em positivo ou negativo?

O material necessário para esta actividade é muito modesto. Cada estudante necessita de uma esfera de cor clara de qualquer material. Numa forma ideal, deveria ser colocada no extremo de um lápis. Tente com bolas de esferovite brancas de 5 cm (2 polegadas) ou mais. Arrange também uma esfera maior (cerca de 15 centímetros) para si, como professor. Necessita de uma fonte de luz para servir de Sol. Um candeeiro com uma lâmpada brilhante (400 watts) e sem a protecção serve perfeitamente. Também necessita de uma sala escura.

Com o candeeiro no centro da sala, faça que cada estudante coloque a bola, com o braço esticado, entre a lâmpada e os olhos. Devem segurar o lápis na mão esquerda. A lâmpada é o Sol, a bola é a Lua e eles são a Terra. O ponto de vista dos seus olhos é o mesmo para este exercício e para observações no céu.

No início, a "Lua" está a tapar o "Sol". (Neste momento está a demonstrar um eclipse solar total que é muito raro em qualquer local da Terra). Normalmente a Lua passa acima ou abaixo do Sol, visto da Terra. Faça os estudantes moverem as suas luas um pouco acima e abaixo de modo a olharem para o Sol. Enquanto olham para cima (ou para baixo) para as suas luas, eles vêm que toda a luz do sol brilha no lado afastado, oposto ao lado que estão a ver. Esta fase é chamada de "lua nova".

Devem agora mover a mão para a esquerda, cerca de 45° (1/8) na direcção anti-horária. Observem agora a luz do sol nas suas luas. Deverão ver o lado direito iluminado como um crescente. Este crescente iniciará muito fino e irá aumentar enquanto a lua se afasta do Sol. (Nota: apesar da Lua estar mais próxima do Sol durante as fases nova e crescente, está ainda 400 vezes mais próxima da Terra; isto é, o Sol está MUITO mais longe, na realidade.)

Quando a sua lua estiver a 90° para a esquerda, os estudantes verão a metade direita da lua iluminada. Esta fase é chamada de "quarto crescente". Lembrem-se que uma metade da esfera está permanentemente iluminada (excepto durante os eclipses lunares) mas a parte iluminada que nós observamos muda quando a Lua muda de posição.

Enquanto continuam a mover a lua no sentido anti-horário depois de passado o primeiro quarto, a Lua entra numa fase em que se vê mais de metade mas ainda não totalmente iluminada, que cresce enquanto a Lua se move para os 180°.

Quando a Lua atinge a posição directamente oposta ao Sol, vista da Terra, a metade vista da Terra estará completamente iluminada (a não ser que a cabeça do estudante provoque um eclipse lunar). Esta é a fase "Lua cheia". Evidentemente apenas metade da Lua está iluminada. Demorou cerca de duas semanas para a Lua se mover de nova para cheia. Este aumento na iluminação é conhecido por crescente. A Lua persegue o Sol pelo céu (de noite e de dia).

Os estudantes deverão agora mudar o lápis para a mão direita e estar de costas para o Sol. Iniciando com a Lua cheia, os estudantes devem continuar o movimento anti-horário da Lua. Observarão o reverso das fases da Lua já vistas com a parte esquerda da Lua iluminada.

Depois de diminuir a fase em que está mais de metade iluminada, a Lua atingirá a posição dos 270°. Esta é chamada a fase de "quarto minguante". É seguido de uma forma de crescente que diminui progressivamente e um regresso à Lua nova. De cheia para nova, a Lua esteve a minguar e à frente do Sol. O ciclo das fases dura 29.53 dias. Depois, observe a verdadeira Lua! A maior parte dos jornais dão as fases da Lua juntamente com informações sobre o tempo.

 

HOME Planos de Lições e ActividadesHOST

 

Vistas do Sistema Solar Copyright © 1997 porCalvin J. Hamilton. Todos os direitos reservados.
Traduzido para português por Fernando Dias e Paulo Centieiro, e-mail: fcd@hawastsoc.org.