Início Índice Geral Novidades Índice de Imagens Copyright

Clementine Para a Lua

Cortesia do Laboratório de Pesquisa Naval, Centro Nacional de Dados Científicos Espaciais e Laboratório Nacional Lawrence Livermore



 

A missão Clementine foi originada pelo Departamento de Defesa para testar as novas tecnologias para defesa e aplicações civis. A nave espacial foi lançada em 25 de Janeiro de 1994, e começou a obter mapas da Lua. Deixou a órbita lunar em 3 de Maio de 1994, depois de ter obtido 1.8 milhões de imagens da superfície. Clementine dirigiu-se para um voo de passagem pelo asteróide 1620 Geographos, mas a nave espacial sofreu uma falha, que a impediu de obter imagens deste mundo.

A Clementine foi uma das primeiras das novas missões planetárias "mais rápidas, melhores e mais baratas" que usaram componentes muito leves, tecnologia avançada e técnicas de fabrico rápido. A nave espacial incorporou um novo tipo de desenho e instrumentos experimentais. O programa demorou menos de dois anos desde o conceito inicial até ao lançamento, muito menos do que as grandes sondas, tais como as Galileo e Cassini.

A Clementine tinha a bordo cinco sistemas de imagem diferentes. A câmara UV/Visível tinha uma roda de filtros com seis filtros diferentes, variando desde 415 nm até 1000 nm, e incluindo um filtro que cobria de 400 a 950 nm. A câmara próxima do infravermelho também tinha uma roda de seis filtros, que variavam desde 1100 nm até 2690 nm. A câmara de Infravermelho de Onda Longa tinha um comprimento de onda que variavad desde 8000 até 9500 nm. O sistema de imagens em Alta Resolução tinha um filtro de 400 a 800 nm e outros quatro filtros de 415 a 750 nm. A câmara para orientação pelas estrelas também foi usada para obtenção de imagens.

O programa foi suportado pela Organização de Defesa de Mísseis Balísticos (Ballistic Missile Defence Organization - BMDO) com assistência da NASA. O Laboratório Nacional Lawrence Livermore providenciou instrumentos de imagem ultra leves.

 

HOME História do Espaço HOST

 

Vistas do Sistema Solar Copyright © 1997-2000 por Calvin J. Hamilton. Todos os direitos reservados.
Privacidade.
Traduzido para português por Fernando Dias, e-mail: vss@netcabo.pt.